Treinamento reúne mais de 350 profissionais das Unidades Ambiental, Centro, Jurerê, Leste e Primavera.
As equipes pedagógicas das cinco Unidades da Escola Dinâmica iniciaram o Ano Letivo 2024 com agenda focada na “Formação Pedagógica 2024”, que aconteceu entre os dias 22 de janeiro e 7 de fevereiro.
Mais de 350 profissionais da Educação Infantil ao Ensino Médio, das Unidades Ambiental, Jurerê, Leste, Primavera e Centro, participaram de diferentes formações orientadas para atualização de conhecimentos e habilidades mas, principalmente, para alinhamento de suas práticas à metodologia de ensino diferenciada da Escola Dinâmica.
“Através de programas de capacitação, os professores são incentivados a refletir sobre suas rotinas, identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para enfrentar desafios específicos”, avalia a sócia-fundadora, e diretora da Unidade Ambiental, Angela Diener.
Mas, segundo ela, a orientação mais importante da Formação Pedagógica 2024 está no alinhamento das equipes para a utilização das diversas estratégias das metodologias ativas de aprendizagem, que já fazem parte das rotinas pedagógicas da Escola Dinâmica.
“Com as
novas tecnologias digitais de informação e comunicação, a dinâmica da sala de aula se transformou e hoje temos novas ferramentas e estratégias para o
aprender através da experiência e de
processos de investigação com o
aprendizado centrado no aluno e na multidisciplinaridade”, avalia a diretora Angela.
Nos últimos anos, a Escola vem investindo fortemente na criação de ambientes educadores, em tecnologias para sala de aula, como pensamento computacional e robótica, no ensino híbrido, gamificação, cultura maker, design thinking, sala de aula invertida, entre outras.
“São estratégias que têm o potencial de trabalhar diferentes habilidades nos alunos, como autonomia, pensamento crítico e senso de colaboração. E estão em coerência com o nosso fazer pedagógico, com o que acreditamos há 45 anos”, considera a diretora Angela Diener.
Mas as novas metodologias provocam mudanças culturais e mexem com o modelo de atuação de professores e gestores. “Por isso, nossa Formação Pedagógica 2024 está focada em alinhar as equipes para este novo olhar, que traz mudanças para o papel do professor em sala de aula.
“Queremos nossa equipe cada vez mais orientada para o lugar do professor, que se torna um mediador e compartilha do processo de ensino-aprendizagem, comprometido em instigar nossos alunos a “aprender a aprender”, conta a diretora.
E conclui: “Queremos uma
educação cada vez mais plural e mais próxima do dia a dia dos alunos, que os prepara para as situações do mundo real”.