A Unidade Ambiental da Escola Dinâmica inaugurou, no último dia 12 de março, a Sala Conceito do Segundo Ano do Ensino Fundamental. A concepção do novo espaço foca na criatividade e na interação como alavancas para o aprendizado. “A integração de novos ambientes lúdicos torna as aulas dinâmicas, leves e cheias de estímulos, permitindo que as crianças sejam protagonistas do seu próprio aprendizado”, explica a diretora Angela Diener.
Pensar os ambientes como terceiros educadores tem sido uma orientação da Escola Dinâmica, que, ao longo dos últimos anos, investe em espaços pensados com intencionalidade e organizados de forma a tornar o aprendizado ativo, oferecendo diferentes possibilidades e materiais que enriquecem esse processo.
“A nova sala é
colaborativa,
inovadora,
coletiva
e flexível. Nela, as crianças são instigadas o tempo todo a
criar e a explorar o mundo – cores, formas, sons, texturas, sabores, vivências”, explica a diretora.
A sala ampliada concentra as atividades dos Sistemas Regular e Bilíngue, além de projetos pedagógicos que envolvem a utilização de diferentes recursos e materiais, nos ambientes integrados: o Espaço Maker e o espaço da Cooking Class.
A obra envolveu melhorias de ampliação, com a construção de área anexa e extensão da varanda, que recebeu amplas janelas envidraçadas, garantindo ventilação e iluminação adequadas.
A nova estrutura ganhou vigas em concreto armado e foi
dimensionada para receber um mezanino, onde foi instalado todo o mobiliário para as atividades culinárias. A Escola traz o
lúdico para o design do mezanino, com escada, escorregador de acesso e descida para as crianças, possibilitando a
interação e novas experiências, em um diálogo constante entre
arquitetura e pedagogia.