Explorar espaços fora do ambiente escolar em saídas de estudo também faz parte da rotina pedagógica dos alunos da Dinâmica. A turma do 1º ano da Unidade Centro visitou o Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, para conhecer mais sobre a importância das espécies que habitam o nosso Oceano Atlântico, entre elas, as tartarugas marinhas.
Conforme a diretora pedagógica da Unidade Centro, Maria Aparecida Diener Gentil, a Escola aproveitou o aniversário de Florianópolis, comemorado dia 23 de março, para elencar diversos assuntos relacionados à Ilha, em contextos de conversas, pesquisas e estações de trabalho. “Nesse sentido, nossa visita ao Projeto TAMAR tem por objetivo valorizar os aspectos naturais e a importância dos cuidados com o meio ambiente”, contou.
O Projeto Tamar trabalha com pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, todas ameaçadas de extinção tendo como principal objetivo minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas.
“Foi uma oportunidade para nossas crianças aprenderem de perto sobre a vida marinha e os esforços para sua preservação, bem como refletir sobre as transformações dos ambientes pela ação do homem”, explica a diretora.
Na visita orientada, além da observação e aprendizado sobre as espécies de tartarugas e a importância da preservação ambiental, a turma também aprendeu sobre a biologia e ciclo de vida das tartarugas marinhas, ameaças e impactos, e a história e o trabalho de pesquisa e conservação lá realizados.