A Escola Dinâmica atua com diferentes parceiros educacionais que contribuem com recursos adicionais, como materiais pedagógicos, equipamentos, tecnologia e pessoal especializado. Os parceiros também estimulam a inovação, trazendo novas perspectivas e abordagens para o ensino e a aprendizagem. Na Formação Pedagógica 2024, a Escola contou com a participação de profissionais das empresas parceiras Zoom Education, Laboratório de Inteligência - LIV e Mathema e convidados, como o Instituto Farol.
Tecnologia na sala de aula: pensamento computacional, cultura maker, robótica e steam.
Desde 2021, a Escola Dinâmica tem como parceiro na jornada do processo de aprendizagem a Zoom Education for Life, empresa do segmento de Educação que atua na área da tecnologia, com soluções em metodologias ativas de aprendizagem que integram pensamento computacional, cultura maker, robótica e STEAM.
Ao longo das semanas de treinamento, as equipes pedagógicas de Fundamental 1 realizaram novas capacitações para aplicação das metodologias ativas em diferentes possibilidades de projetos. Os focos principais são explorar e testar possibilidades por meio da investigação e desenvolver competências como o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade.
“O processo de construção é a palavra-chave do olhar da Escola Dinâmica para a Educação. Desde a criação da Escola, em 1978, acreditamos no conhecimento criado no processo ativo de interagir com o mundo”, explica a sócia-fundadora, diretora pedagógica, Maria Aparecida Diener Gentil.
“Isso significa que construímos conhecimento ao interagir com o que é significativo, o que estimula nossos alunos a aprender ainda mais”, complementa.
Segundo Maria Aparecida, ao fim dessa jornada, “o percurso da aprendizagem é mais interessante do que o resultado, porque os alunos podem experienciar na prática o que estavam aprendendo e relacionar com aspectos do seu dia-a-dia, estabelecendo uma relação concreta com a vida real”.
Como aplicamos na prática:
Na prática, os alunos da Dinâmica experimentam este aprender baseado na experiência em projetos de diferentes disciplinas, que acontecem nos Laboratórios Makers.
Os laboratórios são espaços estruturados com diferentes equipamentos, entre eles, máquinas de fabricação digital, como impressora 3D, cortadora a laser, plotter de recorte e kits de robótica, com diferentes componentes eletrônicos como resistores, LEDs, capacitores, potenciômetros e jumpers, utilizados para criar circuitos eletrônicos. ambém estão disponíveis para os projetos toda uma variedade de máquinas manuais com ferramentas de apoio como alicate, chave de fenda, trena, régua, pincel, martelo, serra, entre outros.
“Todos esses equipamentos aumentam o protagonismo de aprendizado dos alunos e fortalecem o processo de ensino, enquanto incentivam a investigação, criatividade e inovação”, finaliza a diretora Maria Aparecida.
Porque as emoções não ficam fora da sala de aula.
Parceiro da Escola Dinâmica desde 2022, o Laboratório de Inteligência de Vida - LIV, também esteve capacitando as equipes de Fundamental 1, das cinco Unidades. Thais Carrijo e Jeferson Florêncio, consultores do LIV, conduziram a formação com professores e alinharam com as coordenações pedagógicas as diferentes intervenções para 2024.
“O programa LIV está integrado ao planejamento pedagógico e é estruturado para trazer ferramentas práticas que têm como objetivo cuidar do desenvolvimento socioemocional de alunos, famílias e equipe escolar”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental 1 e 2, da Unidade Ambiental, Luciana Seemann.
Por meio de diferentes recursos como músicas, histórias, personagens exclusivos e jogos colaborativos, as crianças aprendem a identificar suas emoções e a comunicá-las em um espaço seguro para falar e ser escutado.
Há 29 anos na Escola Dinâmica, Luciana já vivenciou diferentes situações, em sala de aula enquanto professora e coordenadora, e reconhece a importância de capacitar professores e oferecer instrumentos e recursos para que os alunos possam reconhecer suas emoções.
“Educar também é proporcionar compreensões sobre a importância de como nos sentimos. Saber reconhecer nossas emoções e entrar em contato com o que se passa em nós é um aprendizado fundamental e que precisa iniciar desde cedo para a formação de jovens e adultos mais conscientes de seus desafios e de seus potenciais”, avalia.
Outro ponto destacado pela coordenadora Luciana é sobre saber lidar com as frustrações, “porque as atitudes que se desdobram a partir daquilo que nos frustra e contrai internamente, afeta os outros ao nosso redor”, diz.
“Tristeza, alegria, medo, raiva não ficam fora de sala de aula e ter uma equipe capacitada para lidar com as diferentes situações da rotina escolar traz benefícios para o grupo como um todo”, conclui.
Métodos inovadores e competências para a resolução de problemas matemáticos.
Uma formação dedicada ao time de professores da matemática trouxe a profissional Carla Moreno Battaglioli, do Grupo Mathema, para apresentar novas soluções e métodos que estimulam competências na resolução de problemas e no pensamento crítico. “Aliamos a experiência de sala de aula com um processo de pesquisa científica para apresentar novas técnicas para nossos parceiros”, conta Carla.
A capacitação reuniu os professores especialistas da área da matemática de Ensinos Fundamental e Médio, das cinco Unidades para apresentação de materiais e técnicas inovadoras, que têm como objetivo instigar a participação dos alunos e a vontade de aprender matemática, criando soluções, delineando estratégias e esquemas de resolução de problemas para diferentes conceitos da matemática.
“O professor não pode simplesmente entregar o jogo ao aluno e dizer ‘ok ...vamos jogar’. Ele precisa ter a compreensão de quais são os objetivos da atividade e atuar como um elo entre o aluno e a ferramenta pedagógica”. Esse ‘monitoramento’ da atividade proposta permitirá a ele identificar as reais dificuldades do aluno no aprendizado do conteúdo e atuar no sentido de corrigi-las”, pontuou.
Outro ponto destacado pelo professor Sérgio foi o fato que, entre as atividades e jogos propostos pelo Mathema, muitos deles já são utilizados pelo time de matemática da Escola Dinâmica, “o que demonstra o constante olhar da nossa equipe pedagógica direcionado para práticas inovadoras”, referência.
Estratégias para lidar com o comportamento desafiador
Os professores de Ensino Fundamental e Médio das Unidades também foram capacitados com especialistas do Instituto Farol - Centro de Excelência em Autismo, com sede em Florianópolis e Unidades em São Paulo e Recife.O objetivo foi orientar professores com estratégias e práticas em sala de aula relacionadas ao processo de ensino e ao comportamento desafiador.
“Reconhecemos a importância de oferecer um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os nossos estudantes. E neste sentido, entender as necessidades específicas de cada criança para adaptar nossas práticas pedagógicas é uma competência fundamental para nossa equipe de educadores”, avalia a coordenadora pedagógica da Unidade Leste, Ana Paula Quadrado.
A coordenadora Ana Paula também pontuou sobre a importância de, “investir em iniciativas que promovam a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes porque significa que oferecemos um ambiente de educação que reconhece as habilidades e potenciais de todos".
Nesse sentido, a Escola entende como prioridade identificar as necessidades particulares destas crianças para guiá-las para seu melhor potencial. E por outro, tem a compreensão de que - com professores capacitados para atuação com alunos com comportamentos desafiadores - tem uma equipe melhor preparada para atuar com a turma como um todo, mediando eventuais situações com mais propriedade e assertividade.